Projeto da Bioadapt é apresentado no 7º Fórum Internacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
2016-06-29
Projeto da Bioadapt é apresentado no 7º Fórum Internacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os empreendimentos devem possuir planos de gerenciamento de resíduos sólidos que quantifiquem os resíduos gerados dentro da empresa e descreva a destinação correta para cada um deles. Além de garantir a saúde pública, os planos de gerenciamento de resíduos em geral garantem economia e marketing positivo a todos os empreendimentos que o executam de modo eficaz.

No mês de junho, a equipe da Bioadapt Consultoria Socioambiental esteve no 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos em Porto Alegre (RS) compartilhando experiências e adquirindo aprendizagens com muitos outros estudiosos ambientalistas de diversos países. Os principais temas discutidos no fórum eram a coleta seletiva, a importância da educação ambiental, a necessidade da logística reversa, entre outros.

Um dos motivos da participação no fórum foi a apresentação de um caso de sucesso em uma indústria de confecção infantil, a Paraíso Moda Bebê, localizada em Terra Roxa (PR). Em busca da redução do custo e da mitigação de impactos ambientais, a indústria buscou alternativas que rendessem uma redução significativa no orçamento mensal destinado à coleta externa de resíduos.

Implantando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), os funcionários receberam treinamento de sensibilização ambiental e adotaram novas posturas e bons hábitos durante o período de trabalho, colaborando para a separação correta de cada resíduo gerado. Dessa forma, a destinação foi facilitada e gastos desnecessários foram cortados, de modo que a indústria pode até contratar um catador para gerenciar os resíduos nas próprias dependências da indústria.

Com esse estudo de caso, ficou evidente a importância do documento conhecimento como PGRS, pois quando deixa de ser apenas um documento e se torna uma ação prática, cumpre seu papel de redução, economia, reciclabilidade, reutilização e destinação ecologicamente adequada dos resíduos.

http://firs.institutoventuri.com/br/ Site do Evento

Para quem quiser mais informações sobre o trabalho apresentado, solicite pelo e-mail: ambiental@bioadapt.com.br

Atendimento, informações ou dúvidas
(45) 3029-7911
Avenida Paraná, 494 - Centro
Foz do Iguaçu - PR
© Bioadapt Consultoria Socioambiental